01 fevereiro 2017

Como desabilitar o heads-up no Android 7 (Nougat)

Quando comecei a usar o Android Nougat, observei que as notificações foram visualmente remodeladas. Porém, um comportamento que não gostei foi que o heads-up (aquela aba que exibe em cima da tela) incomodava a usabilidade ao estar jogando um jogo ou usando qualquer aplicativo, principalmente nas notificações do WhatsApp e do Telegram.

Veja o quão invasivo é na tela:

Há um modo de silenciar a notificação, mantendo a notificação pressionada por 2 segundos, porém isso desabilita até a vibração (ou alerta sonoro) do aplicativo, veja:

O que eu queria, era que o ícone aparecesse lá na barra do relógio, de maneira discreta, sem deixar de vibrar o celular, assim como eu estava acostumado.

A solução (desabilitando o heads-up e mantendo a vibração ou alerta sonoro):

Testei alguns aplicativos que prometiam desabilitar o heads-up, porém sem sucesso, decidi procurar mais a fundo, e descobri um recurso "escondido" no Android que faz exatamente o que eu queria, permitindo personalizar melhor as notificações.

O primeiro a se fazer é manter a engrenagem de configuração no canto superior direito da tela de notificações:


Enquanto você estiver pressionando, ela vai girar por alguns instantes e mostrar automaticamente a tela de configurações com uma opção a mais: "Sintonizador System UI". Entre nesta opção.


Na tela que abrir, vá em Outros -> Controles de ativação/desativação de notificações -> Ligue o "Ativado" e aproveite para ver as diferenças entre cada um dos níveis de configuração
.
Pronto, você habilitou um modo mais avançado de configurar as notificações. Mantenha o dedo pressionado em qualquer notificação de qualquer aplicativo, que você verá todos os aqueles níveis.


Eu deixei o nível 3 habilitado para os aplicativos de mensagens, como Whatsapp, Telegram e Facebook Messenger. Agora as notificações heads-up não me incomodam mais como antes. Espero que essa dica tenha sido útil para vocês também!

64 comentários:

  1. SHOW MANO. Perfeito, era o que eu queria!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. O artigo mais perfeito sobre tirar heads up. Que função maluca é essa de segurar a engrenagem para alterar System UI? De onde tiraram essa ideia... kkk

      Excluir
  2. Não funcionou no meu Samsung S7 já atualizado com o Android 7.0. Vc sabe o que pode ter acontecido? Há outra forma de acessar o Sintonizador System UI??? Grato.

    ResponderExcluir
  3. No meu não deu certo, tenho um Samsung S7 já atualizado para o Android 7. Vc saberia o que pode estar acontecendo? Tem alguma outra forma de entrar no "Sintonizador System UI". Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, como o Android da Samsung é bastante modificado, não sei te dizer :(

      Excluir
  4. Cara vlw mesmo. Estava procurando por isso. Extremamente irritante notificações aparecendo todo momento no meio dá tela!!! Vlw

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Me ajudou bastante. Aliás, você sabe como eu faço para os icones de apps como Messenger, Facebook, Whatsapp, Telegram, etc., apresentarem no atalho da tela principal a quantidade de mensagens não lidas? Lembro que antigamente aparecia por padrão. Uso o Motorola G5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, baixa o Nova Launcher + o plugin TeslaUnread... eu uso e funciona muito bem!

      Excluir
  6. Há qnt tempo eu n via algo realmente útil e q ajudasse descrito de maneira simples e objetiva. Parabéns e mto obrigado

    ResponderExcluir
  7. Estou com um probleminha na etapa final. Ao pressionar uma notificação (ou acessando Configurações > Notificações > "APP xxx", eu não consigo alterar o nível de importância de nenhum app, pois aparece a mensagem "O app determina a importância de cada notificação". Moto G4 Plus, Android 7 stock.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toca no A (que está dentro do círculo) para ver se depois disso vc consegue mudar a prioridade...

      Excluir
    2. Depois avisa aqui se funcionou que atualizo o post..

      Excluir
    3. Funcionou sim, Fernando. Eu tinha até deixado um comentário logo após postar o primeiro. Fiz justamente isso que você me falou. Muito obrigado pela presteza. Fica a dica pra quem enfrentar essa mesma "dificuldade". Abraço!

      Excluir
    4. Show...o segredo é apertar o A ai deixa editar! Valeu Fernando.

      Excluir
  8. Show!Era oq eu estava procurando (moto g5).

    ResponderExcluir
  9. Olá. Você sabe como faço para ativar o Sintonizador System UI no LG G5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há relatos que LG tenha bloqueado esta opção na sua versão do Android :(

      Excluir
    2. Será que no meu Lenovo vibe k6 tbm foi bloqueado? Na versão anterior do Android wu podia configurar essas notificações normalmente, depois que atualizou n pude mais.
      Quando pressiono a engrenagem n acontece nada aqui.

      Excluir
  10. Com meu moto g4 plus fiquei pressionando a engrenagem mas não entrou em nenhuma outra tela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho. Nos Motorolas geralmente funciona. Confere se mesmo assim não apareceu a opção nova nas configurações do android.

      Excluir
  11. No meu LG G6 também não consigo acessar o Sintonizador System UI precionando a engrenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há relatos que LG tenha bloqueado esta opção na sua versão do Android :(

      Excluir
    2. O meu fiquei pressionando um tempo e depois apareceu que o Sustento estava ativado.
      Muito obrigada Fernando, estava ficando maluca com esses pop up.

      Excluir
  12. Essa rã é da serie fringe kkk
    Vlw pelo conteudo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho, percebi na hora... Minha série preferida!

      Excluir
  13. Era isso mesmo que eu procurava. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Tbm preciso muito. Vc conseguiu, Camila?

      Excluir
    2. Nem eu! Se alguém conseguir, por favor, avisem!

      Excluir
    3. Acho q n dá pra fazer isso no Zen3. Uma solução de contorno que fiz aqui foi colocar o zap pra sempre exibir notificações. Essas notificações do zap são mais inteligentes do que o Zen3. Ativando elas, os heads-up não aparecem mais.

      Excluir
  15. cara, show de bola. Isso tambem tava me incomodando. parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns cara!! Muito bom, era extremamente chato essas heads-up. Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  17. Cara, muito obrigada! Útil, sucinto. Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  18. Cara aqui não deu certo atualizei hoje o android para o 7.0 e fica aparecendo as msn do whats, muito chato isso .. mas fiz conforme vc falou mas não deu certo. Mantenho pressionado a engrenagem por um minuto e nada acontece .. me ajuda aí por favor rsrs abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Samsung a galera não está conseguindo mesmo. Como a Samsung altera muito o Android, sugiro vc procurar ajuda com o suporte dela.
      Abraço!

      Excluir
    2. Bom na verdade acabei de fazer isso é nem o suporte deles ainda sabem como resolver , disse que é do sistema e não tem como tirar esses heads up pelo menos até eles sair uma nova atualização corrigindo isso .. Mas muito obrigado e que bom que ajudou muitas outras pessoas cara .. parabéns!! Aqui foi o único lugar que pelo menos me ajudou a tentar resolver !!

      Excluir
    3. Roberto Lobo, eu tinha um J7 e usava o app headsoff que funcionava muito bem.

      Excluir
  19. Jovem! Vc me ajudou demais! Dica super útil! Congrats!Jah tava estressada com os Heads UPS no Moto Z 2 play.

    ResponderExcluir
  20. vlw cara, muito obrigado mesmo, ajudou demais!

    ResponderExcluir
  21. Excelente meu amigo, ajudou demais!! procurei por todo o Google e APPs, e não conseguia também desabilitar a bagaça do heads-up do Nougat. Sua solução funcionou muito bem!! Forte abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite galera! Encontrei a solução para quem não estava conseguindo ativar o S.S.Ui. no link abaixo mostra o tutorial de um app q ativa o S.S.UI
    simples e rápido.
    https://plus.google.com/100536225051380312064/posts/i99UQiwBSF5

    ResponderExcluir
  23. Valeu, irmão!!!
    tava com este mesmo dilema.

    ResponderExcluir
  24. Oie meu cel é o G6 nougat 7.0, e eu nao estou conseguindo girar a engrenagem...fico um tempão prescionando, oq fazer??

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado. Funcionou perfeito aki tbm.

    ResponderExcluir
  26. Nossa !!!! Obrigada, tirou meu estresse de 5 dias após essa atualização que desconfigurou tudo!!! Massa!! Super obrigada por compartilhar !!!

    ResponderExcluir
  27. Nao funcionou no g5 Android 7.0, o q devo fazer? Nao tem a chave do lado da engrenagem

    ResponderExcluir
  28. O meu é o A72016. Também já fiz o possível e não consigo.. Se alguém descobrir o enigma do samsung que é o único que não tem dado certo tirar as notificações no Android 7.0 me informe . Minha irmã é Motorola e deu certo o mecanismo orientando

    ResponderExcluir
  29. Algúem já descobriu como fazer isso no samsung? Infelizmente para não aparecer na tela em formato grande, tive que habilitar o modo silencioso junto ao app ticklr free. Mas agora não vibra e nem emite som.

    ResponderExcluir

  30. Perfeito, deu certo! Já tinha procurado por inúmeros aplicativos. Obrigada, foi muito útil!!!

    ResponderExcluir
  31. Alguém conseguiu descobrir para Samgsung? Obrigado

    ResponderExcluir