07 dezembro 2009

Dropbox - Uma pasta nas nuvens


Que tal ter uma pasta no seu pc com Windows, onde tudo o que colocar alí poderá ser acessado de maneira segura pelo seu IPhone ou pelo seu netbook com Linux? Ou por qualquer dispositivo com internet?
Bom, esta é a idéia do Dropbox.
Ele tem funcionalidade semelhante dos antigos discos virtuais (onde você fazia upload de um arquivo em um site, e podia fazer download de outro lugar). Mas o grande diferencial do Dropbox é que é possível instalar um aplicativo que cria uma pasta no computador, onde tudo o que for salvo, colado, ou arrastado nela, será automaticamente sincronizado com sua pasta nas nuvens, e quando você ligar seu laptop com Linux ou seu IPhone, os novos arquivos estarão alí, disponíveis e sua pasta atualizada.
Ok, você pode estar pensando: "o Ubuntu têm o Ubuntu One que faz a mesma coisa", digo que ainda não.. O Dropbox tem 2gb em relação ao One, de 1gb. Além de que o Ubuntu One até então só funciona em Linux.
Estou usando o Dropbox a uns dois meses e está sendo bastante útil, principalmente para guardar backups de docs importantes. Também não preciso mais "enviar email pra mim mesmo" quando quero salvar algo e estou sem um pendrive por perto. Aqui está o link para quem quizer testá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário